O candomblé é humildade!
Essa noite eu estava pensando, qual a frase de impacto mais usada no candomblé, que possa tentar resumi-lo. Então eu me lembrei de uma que sempre digo aos meus filhos e filhos-pequenos: Orixá é Humildade. Parece simples né? Mas não é. Como toda a frase ela tem inúmeras formas de ser interpretada e aqui vai a minha interpretação:
Sempre associamos humildade como falta de dinheiro e recursos, só que humildade não tem nada haver com isso, pelo menos dentro do nosso assunto. Humildade é atitude! Ser humilde não é ter pouco dinheiro, uma pessoa rica pode ser humilde. Como uma pessoa pobre pode não ser humilde. Dá pra começar a entender né?
Todos os preceitos e privações que passamos durante a iniciam é para aprendemos humildade e desenvolver nosso aprendizado pós-roncó. Quando temos a cabeça raspada e dormimos no chão, na verdade é uma forma do orixá nos ensinar, que quanto mais longe do mundo, mais perto do orixá. Só que muitas pessoas não vêem isso, saem do quarto de santo, já com o nariz em pé, sendo mal educados com seus irmãos e carregando orgulho. E aí, essa pessoa pode se considerar do orixá? Não. E o orixá é tão bom, que ainda nos dá novas oportunidades de aprender, isso com a obrigação de um ano, de três e sete, onde passamos por tudo novamente. E acredite tem gente que nunca aprende.
Quem é humilde sempre tem amigos, sempre tem lugar dentro da casa de santo. E para ser humilde basta pequenas atitudes, como, por exemplo, ter respeito por seus mais velhos, agradecer, respeitar a obrigação do outro como se fosse a sua, entender o seu babalorixá quando ele está nervoso e saber que é ele quem te liga com o seu orixá.

Pense em tudo isso antes de tomar alguma iniciativa ou maltratar alguém.Tudo isso que eu refletir tem muito a ver com que eu ando vendo por aí eestava ou estou querendo entender qual a maior causa dos problemas que temos dentro do quadro religioso. E na minha opinião é a falta de humildade, de respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário