Seguidores

sexta-feira, 20 de julho de 2012




Os Filhos de Ogum


São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias. Arrependem-se quando vêem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.
As pessoas de Ogum são práticas e inquiétas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

segunda-feira, 16 de julho de 2012


O candomblé é humildade! 

 
Essa noite eu estava pensando, qual a frase de impacto mais usada no candomblé, que possa tentar resumi-lo. Então eu me lembrei de uma que sempre digo aos meus filhos e filhos-pequenos: Orixá é Humildade. Parece simples né? Mas não é. Como toda a frase ela tem inúmeras formas de ser interpretada e aqui vai a minha interpretação:

Sempre associamos humildade como falta de dinheiro e recursos, só que humildade não tem nada haver com isso, pelo menos dentro do nosso assunto. Humildade é atitude! Ser humilde não é ter pouco dinheiro, uma pessoa rica pode ser humilde. Como uma pessoa pobre pode não ser humilde. Dá pra começar a entender né?
Todos os preceitos e privações que passamos durante a iniciam é para aprendemos humildade e desenvolver nosso aprendizado pós-roncó. Quando temos a cabeça raspada e dormimos no chão, na verdade é uma forma do orixá nos ensinar, que quanto mais longe do mundo, mais perto do orixá. Só que muitas pessoas não vêem isso, saem do quarto de santo, já com o nariz em pé, sendo mal educados com seus irmãos e carregando orgulho. E aí, essa pessoa pode se considerar do orixá? Não. E o orixá é tão bom, que ainda nos dá novas oportunidades de aprender, isso com a obrigação de um ano, de três e sete, onde passamos por tudo novamente. E acredite tem gente que nunca aprende.

Quem é humilde sempre tem amigos, sempre tem lugar dentro da casa de santo. E para ser humilde basta pequenas atitudes, como, por exemplo, ter respeito por seus mais velhos, agradecer, respeitar a obrigação do outro como se fosse a sua, entender o seu babalorixá quando ele está nervoso e saber que é ele quem te liga com o seu orixá.
 Nossa religião não trás só a energia do orixá pra nossa vida, ela traz também lições que nos ensina a conviver bem no meio em que vivemos. Você já deve ter convivido com uma pessoa orgulhosa e sem humildade e sabe o quanto é ruim ter que lidar com ela. Então leve esse exemplo para dentro de você e repense suas atitudes. Eu estive pensado e acho que todos nós já tivemos um momento de falta de humildade, pois é somos seres humanos e as vezes nos deslumbramos com o nosso ego e tratamos aqueles que não tem a mesma sorte que nós, como se fossemos superiores e me diga quem é superior a alguém nesse mundo? Somos moldados por Ajalá do mesmo barro primordialTodos pisamos sobre a mesma terra de Onilé e porque ainda tem tanta gente que não entende isso? Pregamos tanto isso dentro da nossa religião e acabamos não passando a verdadeira mensagem de humildade que é “Não queira para os outros, o que você não quer para você, ame ao outro como seu irmão, afinal somos filhos do mesmo pai” e quando eu digo Amor, não é aquele que nasce espontaneamente não, é a atitude. Ter respeito por alguém como pessoa.

Pense em tudo isso antes de tomar alguma iniciativa ou maltratar alguém.Tudo isso que eu refletir tem muito a ver com que eu ando vendo por aí eestava ou estou querendo entender qual a maior causa dos problemas que temos dentro do quadro religioso. E na minha opinião é a falta de humildade, de respeito. 

quinta-feira, 12 de julho de 2012


Iansã (Oyá)






 

Oya é um Orixá  e está intimamente relacionado com Iku(morte), o deus da morte. Esse Orixá Insã (Oiá) está relacionada diretamente com as tempestades, ventos fortes e furacões e raios. Simboliza o violento e impetuoso. Vivo na porta dos cemitérios. Representa a intensidade do sentimento sombrio, o mundo dos mortos. Na natureza é simbolizado pelo relâmpago. Junto com Exú (Eleguá), Orunla (Oruminla) Obatalá e domina os quatro ventos. Chamado ao som da bainha de flamboyant. Representa a reencarnação dos antepassados, a falta de memória e sentimento de pesar em mulheres. Bandeira, e saias de pano a Orixá Oya realiza uma combinação de todas as cores, exceto o preto.

É também o  Iansã o orixá do rio Níger, uma vez chamado Oya, por sua 9 tributários, nascido em Ira. Oya é um muerteras chamada Orishas com suas irmãs e Obba Yewá. Oya, exerce um poder especial sobre a eggúns, sendo a mãe de nove deles. Guerreira e lutou com Xangô, Oggun em suas batalhas realizadas. Acompanhado Oyó Xangô, quando saiu e foi nomeada rainha deste Kosso. Seu culto é de cobertura da terra, e ouviu Kosso. Seu nome vem do Yorùbá Oya , também conhecido como Yansã Yorùbá Iyámsá (Iyá: Omo mãe: as crianças - Messa: nove).
Os filhos de Xangô Yemaya e não receber, durante o Orixá Sodo e quando ele senta-se como guardiã dos Orixás, Yemaya seus filhos devem receber um ritual especial. 9 otá ursos marrons ou Carmelitas ser encontrado no rio.

Numerologia dos Filhos de Oyá (Iansã). Seu número é 9 e seus múltiplos. O sincretismo é comparada com a Virgem da Candelária e Santa Teresa (02 de fevereiro). Sua cor é o vinho vermelho, marrom ou marrom e 9 cores, exceto o preto. Comprimentar ou saudação a Oyá (Oriki) Jekua Yansã! Ou Eparrei Oyá! 
Quem é a família Oya? (Orixá Iansã). -------------------------------------------------- ------------------------------
Djembe Obbatala filha e esposa de OgunXangô e beijou pela primeira vez a Obaluaiyê, também irmã de Ayao que é virgem e não assentado.

O Odú de Iansã - Diloggún em Oya.
-------------------------------------------------- ------------------------------
Ossá (9). Saber sobre o Odu Osa Meji

ferramentas de Oya Iansã. -------------------------------------------------- ------------------------------
Recipiente em uma panela de barro com uma tampa ou um prato de porcelana de cor marrom ou cores. vidas normalmente secos, em alguns casos, a água do rio e outros apenas polvilhado um pouco de água do rio para sua Ota. Seus atributos são 9 Adams (alças) de cobre, vagens flamboyant, Iruka (rabo de cavalo), um caracol ferramentas manuais, trabalho e guerra, espadas, escudos, os escravos, espadas feixe, coroas, lenços de 9 cores diferentes exceto pá, preto, picareta, ACOF, raios, foice, clube, enxada, ancinho, machado, espada, etc. Elekes sua conta são um marrom com listras brancas e pretas para cada casa Carmelita 9 em algumas contas que fabricou Osha lilás com listras amarelas ou contas brancas alternadas 9 e 9 preto.

Oferendas a Iansã ou Oyá
-------------------------------------------------- ------------------------------
Ele é oferecido principalmente ocre frutos de berinjela, batata, banana, indiana, rolos de feijão-fradinho, arroz branco com berinjela, óleo de palma, uva, manteiga de cacau, milho assado, coco, etc Ele imolado cabra, galinhas, galinhas d'angola, pombos. Seu ovelha são extravagantes, caimitillo, mamão, mandioca, romã, maravilha, mil flores, gerânio, o coral do mar roxo, pacífica, pepino marrom, verbena, flor de cemitério, mortes horríveis, mudança de voz, banana, artemísia, vergonhoso, cordovão, cânfora, Curujey, croton, cherimóia mongoose, etc 
O poder  e os objetos de Oya. -------------------------------------------------- ------------------------------
Um instrumento feito de rabo de cavalo de crina preta, Iruka chamado. Nove pulseiras de cobre.

Roupas de Iansã - Trajes de Oya. -------------------------------------------------- ------------------------------
Oya veste um vestido e uma saia veio com nove faixas de cores diferentes. Você também pode usar um vestido de fibra seca na parte superior da palma da mão, chamada de folhas de palmeira. Fitas de nove cores cobrem suas cabeças.

Dança de Oya. (um pouco sobre os Atos feito na hora da Dança do orixá Insã ou Oyá) -------------------------------------------------- ------------------------------
Quando danças Oya, sacode a iruke para limpar as más influências do ar. Sua dança é muito agitado e muito rápido. É ilusório, uma bacanal. Às vezes, carrega uma tocha acesa na mão direita com círculos feroz ao girar no sentido horário. 
Os caminhos de Oyá (Iansã):


Bí Yansã Oyá Funke
Dumitru Oya.
De Oya
Bumi Oya.
Bomi Oya.
Nira Oya.
Oya Iqbal.
Oya Nike.
Tola Oya.
Oya Dira.
Oya Funke
Iya Efon Oya.
Afefere Oya.
Mimu Oya Iansã.
Obinídodo Oya.
Oya Iansã Duma.
Oya Iansã Doco.
Tombow Oya.
Ayawá Oya.
Oya Top.
Antal Oya.
Odo Oya Iansã.
Orirí Yansã Oyá.

Outras qualidades abaixo:
Qualidades de Iansa - Oya - Orixas Candomblé

Características do Omo Oya. (dos Filhos de Iansã) -------------------------------------------------- ------------------------------
Eles são pessoas privadas, de um calmo como uma brisa, mas quando você está furiosa tempestade. Eles são como o vento, não gosto de ser trancado em um só lugar, facilmente cansada e monótona vida diária. Os casos são extremamente fiéis, mas em outros dada a casos extraconjugais. Em todos os casos eles são muito ciumentos.